SÃO PAULO – O volume de operações de financiamento imobiliário com recursos captados na poupança por agentes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) deve alcançar cerca de 30 bilhões de reais neste ano, estável em relação ao verificado em 2008, informou nesta segunda-feira a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). 

Em termos de unidades, a previsão é a de financiamento de 300 mil habitações, em linha com as 299,685 mil financiadas no ano passado. 

Considerando-se os 15 bilhões de reais para o crédito imobiliário previstos no orçamento deste ano do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o mercado deve contar, no total, com 45 bilhões de reais direcionados ao financiamento habitacional em 2009. 

“Poderemos até superar o ano passado considerando-se também os recursos do FGTS”, afirmou o presidente da Abecip, Luiz Antonio Nogueira de França, em encontro com jornalistas. 

Em 2008, foram direcionados 10 bilhões de reais do FGTS para o financiamento imobiliário. 

Conforme a Abecip, o volume de operações de crédito imobiliário com recursos da poupança alcançou em junho 2,976 bilhões de reais, uma alta de 24,7 por cento sobre maio e equivalente ao melhor resultado mensal em 2009. Ante junho de 2008, contudo, houve queda de 6,78 por cento. 

“Voltamos praticamente ao nível pré-crise, de setembro de 2008”, afirmou. 

Em número de unidades financiadas, junho também foi recorde para o ano. Segundo a Abecip, foram financiadas 25.840 unidades habitacionais, alta de 24,1 por cento ante maio e recuo de 20,6 por cento contra o verificado no mesmo mês de 2008. 

No acumulado de janeiro a junho, foram financiadas no âmbito do SBPE pouco mais de 125 mil unidades, com queda de 2,57 por cento em relação ao verificado no mesmo período de 2008. 

No primeiro semestre, o crédito imobiliário com recursos da poupança totalizou 13,605 bilhões de reais, crescimento de 5,1 por cento ante um ano antes. Conforme França, trata-se do melhor resultado para um primeiro semestre. 

Para o segundo semestre, a expectativa é a de contratação de 16,4 bilhões de reais. 

Na avaliação do executivo, o efeito indireto do programa do governo para moradias populares “Minha Casa, Minha Vida” no segmento do mercado imobiliário que é atendido pelas instituições do SBPE, a melhora da confiança e a queda na taxa de juros explicam esse desempenho. 

França apontou ainda que o volume de recursos direcionado à produção de imóveis deve voltar a crescer no segundo semestre, à medida que construtoras e incorporadoras reduzam os estoques de imóveis prontos e acelerem o ritmo de execução de novos empreendimentos. 

CAPTAÇÃO NA POUPANÇA 

A Abecip informou ainda que em junho também foi registrado o melhor desempenho no ano em termos de captação de recursos por intermédio das contas de poupança. No mês, os depósitos superaram as retiradas em 1,789 bilhão de reais. No semestre, o resultado ficou positivo em 1,712 bilhão de reais. 

Segundo dados da entidade, o saldo total das contas de poupança ao final de junho era de 224,518 bilhões de reais, o equivalente a uma expansão de 4,23 por cento frente a dezembro e de 14,3 por cento em relação ao final do mesmo mês de 2008. 

Conforme França, não há sinais de desbalanceamento na captação de recursos da poupança em relação ao restante do mercado. 

“Não é possível afirmar que há migração de outros instrumentos para a poupança. A evolução no saldo dos fundos é de 15,5 por cento nos sete primeiros meses do ano, ante 7,4 por cento no saldo da poupança no mesmo período. Não há desbalanceamento”, reiterou. 

Ele evitou comentar eventuais medidas que possam ser adotadas pelo governo em relação à poupança, mas afirmou que, se houver desbalanceamento –com crescimento exagerado das captações–, será preciso adotar medidas. 

“Se houver desbalanceamento, somos favoráveis a medidas”, disse.

Fonte:Reuters

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s