Empresas utilizam internet para facilitar negócios imobiliários

Publicado: 28/08/2009 em gerais
Tags:, , , , , , ,

SÃO PAULO – A rede mundial de computadores sempre foi vista como uma forma de facilitar a vida das pessoas, tanto no âmbito da comunicação quanto no do entretenimento e dos negócios. O mercado imobiliário não deixa por menos e também está representado no mundo virtual. E as oportunidades são grandes, segundo o diretor do site de leilões on-line Superimóvel, Gabriel Pupo Nogueira. “Algumas pessoas chegam a arrematar imóveis por valores 30% abaixo dos de mercado”, afirma.

Essas oportunidades de compra não são exclusivas de imóveis afastados da região metropolitana. Imóveis nas capitais, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, têm uma maior liquidez e grande procura, o que deixa os preços próximos, ou até superiores, aos do mercado. “Mas, em média, os arremates são entre 15% e 20% abaixo dos preços de mercado”, garante.

Para o sócio diretor do site Sold Leilões Online, Henry Zylberstajn, os interessados têm muita comodidade. “Não há necessidade de acompanhar o leilão, que acontece em tempo real. Ou seja, a participação pode ser presencial ou virtual.”

Figuram na carteira de vendedores atuais do Superimóvel Banco Nacional, Vivo, e Gafisa. Por sua vez, o Sold, braço de representação comercial on-line do Grupo Zukerman Leilões, que também atua em leilões de outros bens, está apregoando imóveis da Oi e do Banco PanAmericano. Zylberstajn ressalta que muitos imóveis que vão a pregão têm origem de alienação fiduciária, uma lei que garante ao credor recolher o imóvel em caso de inadimplência e colocá-lo para arremate em leilões.

O proprietário da empresa de eventos imobiliários Taurus Marketing, Daniel Rosenthal, é um caçador de preços baixos e gosta dos leilões on-line. “Gosto das facilidades e das oportunidades. O interessante é que eu sou de Piracicaba, moro em São Paulo e comprei um imóvel em Piracicaba, sem precisar ir ao local.”

É a primeira vez que Rosenthal adquire um imóvel por um leilão on-line. Ele lembra que participava de vários leilões presenciais, nos quais é necessário aguardar o anuncio do lote de interesse, mesmo que esse seja o centésimo lote do dia. “Com o on-line não é necessário perder tempo esperando o arremate de vários lotes.”

Para participar dos pregões é necessário um cadastramento completo e a avaliação do nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa. No fim do pregão, são gerados relatórios com os dados da disputa. “É uma maneira de auxiliar tanto os vendedores quanto os compradores, para fins de auditoria”, destaca Nogueira.

Agilizando processos

A Noxx Imobiliária Inteligente criou um sistema de mapeamento de todos os imóveis com mais de três pavimentos, em 10 bairros de São Paulo. Segundo o diretor da Noxx, Hermínio José Bonaldi Júnior, a ferramenta Proxx funciona como um buscador dos imóveis da região pesquisada, mas com um banco de dados completo sobre o imóvel. “O sistema garante a qualidade de atendimento aos clientes. Nem todos os corretores têm conhecimento pleno das regiões”, diz.

Fonte: DCI – 28/08/2009

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s